Com uma equipa de 4 participantes, fizemos hoje a exploração do Algar da Malhada de Dentro. Depois de uma profundidade de aproximadamente 60 metros, vencidos com facilidade, realizou-se uma visita que durou cerca de 4 horas.
Grupo de trás: Pedro, Ferreira e o Irmão Ferreira. Grupo da Frente: Eu e o Joel
Fomos avançando com calma, visionando todos os cantos, descobrindo as maravilhas calcárias do Algar. As estalactites e Estalagmites têm uma beleza natural que não nos deixa indiferentes. Como os Irmãos Ferreira eram iniciados nestas lides espeleológicas, foi-lhes explicado o básico de espelaísmo ao nível da dedicação e respeito pelo espaço que nos rodeia e algumas noções de como se formam algumas das formações rochosas impelidas pelo desgaste dos tempos ou formadas pelo acumular de calcite.
Formação de estalagmites
Formação de Estalactites
Encontrámos a uma profundidade de 70 metros, além dos 2 Morcegos que tentámos incomodar o mínimo possível, uma Aranha e uma Salamandra. É sempre interessante visionar este tipo de fauna cavernícola.
.
Correu tudo bem. Foi mais uma viagem espeleológica gratificante que nos levou a saír cansados pela via que já se encontrava colocada, mas com vontade uma vontade interior de voltar a visitar uma Cavidade.
.
Fotos: Joaquim Francisco - 2011-11-13 Vejam: http://manualescaladarapel.blogspot.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário