Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal

Tomar - Ponte Velha - Rio Nabão - Portugal
Fotografia: Joaquim Francisco - Tomar - 2008-02-25

Quem sou:

A minha foto
Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.

ATENÇÃO:

Todas as Actividades Radicais representadas neste Blog, envolvem muitas horas de prática e utilização de material devidamente testado e aprovado pelo fabricante. Assim, não é recomendável que alguém pratique ou tente praticar algumas destas Actividades, sob pena de, por falta de experiência, ocorrerem acidentes que vêm a prejudicar o praticante e terceiros. Lembro que a prática de Actividades Radicais por parte de um principiante, deve ser acompanhada de perto por um especialista mais experiente e de preferência habilitado para o efeito.
Google

Verão Total - 2008/08/01 - Entrevista da Sapiens por Helder Reis

Actividades

Actividades

AS ACTIVIDADES POR DATAS:

80 - Gruta do Algarinho - CEPPRT - 25-09-2010

Uma vez mais o CEPPRT desenvolveu uma actividade que contou com a presença de 5 elementos: A Carla, Cabeleira, João, Joaquim (eu) e o Valter. Desta vez, a visita foi à Gruta do Algarinho (pertencentes ao Sistema de Dueça, Concelho de Penela).
Esta cavidade, conta com uma progressão horizontal de +/- 2500 metros, existindo unicamente uma parede com +/- 4 metros de altura que é razoavelmente transposta sem material de escalada e um sifão de areia muito apertado. Claro que nem tudo são facilidades.
Durante o percurso, deparámos com muita lama movediça com cerca de 50 cm de altura. Foi de tal maneira complicado que de quando em vez, as galochas ficavam enterradas e ao puxarmos, vinha o pé mas a dita cuja bota ficava presa. Penso que foi o que nos fez cansar mais. Duas zonas de água até aos joelhos, ajudaram a refrescar as meias... Bem, as 3,5 horas que gastámos a explorar a gruta, foram muito bem empregues. De referir que esta cavidade foi habitada (na sua entrada) pelo Homem da Pré-História, vendo-se no seu interior construção humana. No interior, visualizámos fósseis marinhos e bonitas formações calcárias.
Agora, esperamos continuar com as visitas e explorações das outras Grutas que se encontram nos arredores. Esta já está vista e bem passada e cançados também.

Sem comentários: