Uma vez mais o CEPPRT desenvolveu uma actividade que contou com a presença de 5 elementos: A Carla, Cabeleira, João, Joaquim (eu) e o Valter. Desta vez, a visita foi à Gruta do Algarinho (pertencentes ao Sistema de Dueça, Concelho de Penela).
Esta cavidade, conta com uma progressão horizontal de +/- 2500 metros, existindo unicamente uma parede com +/- 4 metros de altura que é razoavelmente transposta sem material de escalada e um sifão de areia muito apertado. Claro que nem tudo são facilidades.
Durante o percurso, deparámos com muita lama movediça com cerca de 50 cm de altura. Foi de tal maneira complicado que de quando em vez, as galochas ficavam enterradas e ao puxarmos, vinha o pé mas a dita cuja bota ficava presa. Penso que foi o que nos fez cansar mais. Duas zonas de água até aos joelhos, ajudaram a refrescar as meias... Bem, as 3,5 horas que gastámos a explorar a gruta, foram muito bem empregues. De referir que esta cavidade foi habitada (na sua entrada) pelo Homem da Pré-História, vendo-se no seu interior construção humana. No interior, visualizámos fósseis marinhos e bonitas formações calcárias.
Agora, esperamos continuar com as visitas e explorações das outras Grutas que se encontram nos arredores. Esta já está vista e bem passada e cançados também.
TODAS AS FOTOS SÃO PERTENÇA DO NEC-NÚCLEO DE ESPELEOLOGIA DE CONDEIXA E RETIRADAS DO SEU SITE.
Vejam: http://manualescaladarapel.blogspot.com/
Vejam: http://manualescaladarapel.blogspot.com/