Este texto, já está desactualizado. Penso no entanto que deve ser mantido aqui neste Blog, em virtude de reflectir, um pensamento muito bem elaborado e certeiro do Pedro Soares.
Probabilidades de apuramento no Grupo B do Euro 2012
· Portugal NÃO depende só de si para o apuramento!
· A Holanda ainda não está eliminada!
· A Alemanha ainda não está apurada!
Duvidam?
Estive a fazer as contas e não gostei do que descobri!
Também não queria acreditar, mas ora vejam!
A realidade
Ontem 13/6/2012, dia de Santo António, na 2ª Jornada do Grupo B, Portugal ganhou 3-2 à Dinamarca (pena termos sofrido estes dois golos, veremos à frente o infortúnio que acarretam) e a Alemanha ganhou 2-1 à Holanda.
Jogos até agora no grupo B:
Jornada 1: Alemanha 1-0 Portugal; Holanda 0-1 Dinamarca
Jornada 2: Dinamarca 2-3 Portugal; Holanda 1-2 Alemanha
Jornada 3: Holanda vs Portugal; Alemanha vs Dinamarca
Classificação actual no grupo B:
Critérios de Desempate no Euro 2012
Os critérios de desempate previstos pela UEFA para a fase de grupos do Euro-2012, em caso de duas ou mais equipas chegarem ao fim em igualdade pontual, são os seguintes:
a) Maior número de pontos obtidos nos jogos disputados entre as equipas em questão
b) Maior diferença de golos nos jogos disputados entre as equipas em questão
c) Maior número de golos marcados nos jogos disputados entre as equipas em questão
d) Se, depois de aplicados os critérios a) a c), duas equipas ainda se mantiverem em igualdade, os critérios a) a c) são reaplicados exclusivamente aos jogos entre as duas equipas em questão para determinar a classificação final das duas equipas. Se este procedimento não levar a uma decisão, os critérios e) a i) são aplicados pela seguinte ordem;
e) maior diferença de golos em todos os jogos da fase de grupos;
f) maior número de golos marcados em todos os jogos da fase de grupos;
g) posição no ranking de selecções da UEFA (ver anexo I, parágrafo 1.2.2);
h) conduta "fair play" das equipas (fase final);
i) sorteio
Cenários Hipotéticos
Comentários:
Portugal NÃO depende só de si para o apuramento!
Nos casos em que Portugal e Dinamarca terminem com os mesmos pontos o apuramento de um ou outro dependerá da diferença de golos. Cenários C, E, G.
Comecemos pelo cenário mais simples e favorável - Cenário E:
Portugal e Dinamarca empatam na última jornada. A Alemanha passa com 7 pontos, Portugal e Dinamarca fazem 4 pontos, a Holanda é eliminada com apenas 1ponto.
· Critério de desempate a) Maior número de pontos obtidos nos jogos disputados entre as equipas em questão.
Portugal apura-se pois ganhou frente à Dinamarca.
Porreiro!
Mas Agora é que começa a confusão! – Cenário C
Portugal ganha à holanda e a Dinamarca ganha à Alemanha. Seis pontos para Alemanha, Dinamarca e Portugal. Holanda sem pontuar.
· Critério de desempate a) Maior número de pontos obtidos nos jogos disputados entre as equipas em questão.
Portugal perdeu para a Alemanha; a Alemanha perdeu para a Dinamarca (é isso que assumimos no cenário C) que por sua vez perdeu para Portugal.
Todos fizeram apenas 3 pontos entre si pelo que passamos ao critério seguinte.
· Critério de desempate b) Maior diferença de golos nos jogos disputados entre as equipas em questão
Portugal e Dinamarca partem para a Jornada 3 com saldo nulo, a Alemanha parte com diferença positiva de 2 golos. MAS ATENÇÃO!
NÃO é a diferença de golos total (o famoso “goal average”) que conta, MAS SIM a diferença de golos nos jogos disputados entre as equipas empatadas nos jogos entre si. Confuso eu sei, mas releiam 2 ou 3 vezes e compreenderão.
Até parece política (“... tendencialmente gratuito [Serviço Nacional de Saúde]”).
Relembro os resultados reais até agora (final da 2ª Jornada):
Alemanha 1-0 Portugal; Dinamarca 2-3 Portugal.
Portanto, em diferença de golos entre Portugal, Alemanha e Dinamarca, nos jogos entre si disputados, temos: Alemanha +1; Portugal 0; Dinamarca -1
Possibilidades de 3ª Jornada:
O Jogo Portugal Holanda não interessa para este critério de desempate, já assumimos que Portugal ganha; é essa a premissa do Cenário C.
Também já assumimos que a Dinamarca vence – Cenário C – por isso a diferença de golos entre Alemanha, Dinamarca e Portugal nos jogos entre si disputados só pode alterar-se para diminuir o ratio da Alemanha e aumentar o da Dinamarca. O de Portugal permanecerá nulo.
i. Se a Dinamarca vencer por 1 golo de diferença a Alemanha, fica: Alemanha 0; Portugal 0; Dinamarca 0. Passamos ao critério seguinte
· Critério de desempate c) Maior número de golos marcados nos jogos disputados entre as equipas em questão
E agora podem surgir várias hipóteses
· Hipotese C1: Alemanha 0-1 Dinamarca:
Com este resultado ficam, o número de golos marcados nos jogos entre si: Portugal 3;Dinamarca 3; Alemanha 1. Passam Portugal e Dinamarca, por esta ordem, já que se aplica o critério de desempate d) Se, depois de aplicados os critérios a) a c), duas equipas ainda se mantiverem em igualdade, os critérios a) a c) são reaplicados exclusivamente aos jogos entre as duas equipas em questão para determinar a classificação final das duas equipas – Neste caso, entre Portugal e Dinamarca. E como Portugal venceu 3-2 a Dinamarca, é esta a classificação: Portugal 6 pontos, Dinamarca 6 pontos, Alemanha 6 pontos Holanda 0 pontos – Hipótese C1.
“Porreiro pá”, mandamos a Alemanha para a periferia [para provares do teu veneno , óh Ângela] e ainda ficamos em 1º do Grupo. Será que evitaremos outros “Tubarões”?
· Hipótese C2: Alemanha 1-2 Dinamarca:
Pelo mesmo raciocínio ficariam as equipas com o seguinte número de golos marcados nos jogos entre si: Dinamarca 4; Portugal 3; Alemanha 2.
Passariam Dinamarca e Portugal por esta ordem.
· Hipótese C3 Alemanha perde 2-3 Dinamarca ou maior mas sempre por 1 golo de diferença, ex: 3-4, 4-5, etc…
Ficariam o nº de golos marcados nos jogos entre si: Dinamarca ≥5; Alemanha ≥3; Portugal 3. Aplicando o critério seguinte - critério d)- Passariam a Dinamarca porque ganharia à Alemanha, e a Alemanha porque ganhou a Portugal. Todos com os mesmos 6 pontos!
Por isso digo que PORTUGAL NÃO DEPENDE SÓ DE SI PARA PASSAR A FASE DE GRUPOS. Pode vencer 20-0 a Holanda e mesmo assim não passar se a Dinamarca ganhar por um golo de diferença à Alemanha e a Alemanha marcar 2 ou mais golos.
ii. Voltando critério de desempate b) maior diferença de golos nos jogos disputados entre as equipas em questão. Se a Dinamarca vencer por ≥2 golos de diferença a Alemanha, fica: Alemanha ≤-1; Portugal 0; Dinamarca ≥+1.
Passariam Dinamarca e Portugal por esta ordem. Bye , Bye Germany.!!!!
Mais um pouco de confusão! – Cenário G
A Holanda ganha a Portugal e a Alemanha ganha à Dinamarca.
Seriam 9 pontos para Alemanha e 3 para cada um dos restantes.
· Critério de desempate a) Maior número de pontos obtidos nos jogos disputados entre as equipas em questão.
Dinamarca ganhou à holanda, Portugal ganhou à Dinamarca, Holanda ganhou a Portugal.
É necessário outro critério.
· Critério de desempate b) Maior diferença de golos nos jogos disputados entre as equipas em questão
Relembremos os resultados reais: Dinamarca 1-0 Holanda; Dinamarca 2-3 Portugal.
Portanto no final da 2ª Jornada, entre Holanda, Portugal e Dinamarca, a seriação por diferença de golos nos jogos entre si disputados, seria: Portugal +1; Dinamarca 0; Holanda -1
Possibilidades de 3ª Jornada:
O Jogo Alemanha – Dinamarca não interessa para este critério de desempate, já assumimos que a Alemanha ganha; é essa a premissa do Cenário G. Os golos Sofridos pela Dinamarca neste jogo não contam para este critério de desempate.
Também já assumimos que a Holanda vence – Cenário G – por isso a diferença de golos entre Portugal, Dinamarca e Holanda nos jogos entre si disputados só pode alterar-se para diminuir o ratio de Portugal e aumentar o da Holanda. O da Dinamarca permanecerá nulo.
i. Se a Holanda vencer Portugal por 1 golo de diferença, fica: Portugal 0; Dinamarca 0; Holanda 0.
Passamos ao Critério seguinte
· Critério de desempate c) Maior número de golos marcados nos jogos disputados entre as equipas em questão
E agora podem surgir várias hipóteses
· Hipótese G1: Holanda 1-0 Portugal:
Golos marcados por Portugal 3, pela Dinamarca 3, pela Holanda 1
Passariam Portugal em 2º Lugar pois teria de se aplicar o critério d) entre Dinamarca e Portugal. Critério de desempate d) Se, depois de aplicados os critérios a) a c), duas equipas ainda se mantiverem em igualdade, os critérios a) a c) são reaplicados exclusivamente aos jogos entre as duas equipas em questão para determinar a classificação final das duas equipas.
Neste caso, como Portugal Ganhou à Dinamarca, a Classificação final seria:
Alemanta 9 pontos, Portugal 3 pontos, Dinamarca 3 Pontos, Holanda 3 pontos.
Épá, é mesmo à Tuga. De calculadora na mão e até ao último Minuto!
Grande galo para os Laranjinhas, ganham o último jogo mas por alteração dos habituais critérios de desempate (“goal average” total) imposto pela UEFA para este Europeu acabam por não se qualificar.
ii. Voltando ao critério de desempate b) maior diferença de golos nos jogos disputados entre as equipas em questão. Se a Holanda vencer Portugal por 2 ou mais golos de diferença, fica: Portugal ≤-1; Holanda ≥1; Dinamarca 0
Neste caso (Hipótese G2) passariam Alemanha e Holanda por esta ordem.
Portugal não se apurará se perder por mais de 1 golo com a Holanda qualquer que seja o resultado o outro
jogo (Alemanha – Dinamarca).
· A Holanda ainda não está eliminada!
Basta ler o ponto imediatamente acima.
Cenário G - desde que ganhe a Portugal por mais de 1 golo de diferença e a Dinamarca perca com a Alemanha por qualquer resultado (Hipótese G2)
· A Alemanha ainda não está apurada!
Ler cenário C, hipóteses C1 e C2, que resumindo: desde que perca com a Dinamarca por 0-1 ou 1-2 e simultaneamente Portugal Ganhe à Holanda (por qualquer resultado).
Que este trabalho seja uma ajuda para aqueles momentos difíceis durante os dois jogos. E para que não festejemos nem deitemos a toalha ao chão antes de tempo!
Gostei de partilhar convosco estas estatísticas.
Se virem qualquer erro nesta lógica digam por favor – pedrotrindadesoares@gmail.com
FORÇA PORTUGAL! (e que a Alemanha não marque na última Jornada!)
Carcavelos 14 Junho 2012
Pedro Soares - pedrotrindadesoares@gmail.com
Quem sou:
- Joaquim Francisco
- Alguém que pensa que: Não há nada de oculto que não deva aparecer ao público. Se alguém tem ouvidos, que ouça. Se alguém tem olhos, que veja. Se alguém tem boca, que fale.
(1) Os meus blogs e Link's
ATENÇÃO:
Todas as Actividades Radicais representadas neste Blog, envolvem muitas horas de prática e utilização de material devidamente testado e aprovado pelo fabricante. Assim, não é recomendável que alguém pratique ou tente praticar algumas destas Actividades, sob pena de, por falta de experiência, ocorrerem acidentes que vêm a prejudicar o praticante e terceiros. Lembro que a prática de Actividades Radicais por parte de um principiante, deve ser acompanhada de perto por um especialista mais experiente e de preferência habilitado para o efeito.
Verão Total - 2008/08/01 - Entrevista da Sapiens por Helder Reis
Actividades
AS ACTIVIDADES POR DATAS:
98 - REMEMBER Pim Pim 30 Anos - 2012-06-09
REMEMBER Pim Pim 30 Anos... O Evento Musical do ano 2012 em Tomar... E eu não podia faltar. Compareceram cerca de 2000 pessoas ao espectáculo realizado na Quinta dos Pegões para assistir a um sucesso sem precedente.
Outra situação criada com este acontecimento foi o rever "malta" da "velha guarda". A conversa foi posta em dia e dançou-se, dançou-se muito. Dançou-se até ao nascer do dia.
A Organização está de parabéns e só posso reafirmar aquilo que disse ao Graça e ao João Elvas: Para o Ano tem de haver mais.
A Organização está de parabéns e só posso reafirmar aquilo que disse ao Graça e ao João Elvas: Para o Ano tem de haver mais.
Espectáculo...
Ver fotos -» RÁDIO CIDADE DE TOMAR
97 - CEPPRT e Mouchão Alternativo 2012-06-03
Mais uma vez e com o esperado sucesso de sempre, o CEPPRT - Centro de Estudos e Protecção do Património da Região de Tomar participou em mais uma Edição do Mouchão Alternativo realizado em 03-06-2012.
VER FOTO 1 - VER FOTO 2 - Fotografias de Mouchão Alternativo
É sempre um prazer participar, é sempre um prazer ver como a actividade foi um sucesso, é um prazer ver como o CEPPRT, mantêm um relacionamento saudável e cordial com quem participa e quem participa vai satisfeito com a sua prestação na actividade.
Vamos voltar em grande.
Joaquim Francisco - Tomar -
De 2010-02-11 |
Subscrever:
Mensagens (Atom)